
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
Projeto foi aprovado por unanimidade
A Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana (ADEM) foi reconhecida pela Câmara de Mariana com o título de Utilidade Pública. O reconhecimento foi efetivado com a aprovação por unanimidade, nesta segunda-feira (10), do Projeto de Lei 91/2019, de autoria do vereador Cristiano Silva Vilas Boas (PT).
Com pouco mais de um ano de existência, a ADEM tem contribuído na construção de políticas públicas de inclusão e melhoria da acessibilidade para as Pessoas com Deficiência (PcD), como ressaltou o vereador Cristiano Vilas Boas. Ele lembrou a participação da associação na aprovação do projeto habitacional de Mariana, que prevê a construção de 1600 residências, sendo que no mínimo 5% das novas casas precisam ser destinadas a pessoas com deficiência e idosos. “É o reconhecimento justo ao trabalho que a ADEM vem realizando ao longo desse mais de um ano de vida. Apesar da pouca idade de existência, a associação vem participando de forma efetiva em debates importantes. Foi muito importante para a ADEM a aprovação deste projeto, pois a entidade vai poder fazer novas parcerias com o poder público municipal, como também com a iniciativa privada”, disse Vilas Boas.
Quem comemorou também a aprovação do projeto foi a assistente social da ADEM, Maria Aparecida Tavares dos Santos. Ela destacou a importância deste reconhecimento para a entidade e o apoio do poder público à causa da associação, que tem como principal meta colocar Mariana como referência em políticas públicas de inclusão e acessibilidade para a pessoa com deficiência. “A missão da ADEM é destacar Mariana, também, como a primaz em inclusão e acessibilidade”, destacou a profissional.
O titulo de Utilidade Pública é só começo, como ressaltou a presidente da ADEM, Rosemary Aparecida dos Santos. A presidente adiantou que a entidade vai buscar novas parcerias que sempre vão ter como foco a real melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. “Estou muito feliz porque a aprovação do projeto é uma forma de nos dar mais liberdade para desenvolver nossos trabalhos e projetos. Desejamos contribuir ainda mais para o desenvolvimento do município porque temos como objetivo fazer de Mariana referência de cidade histórica em acessibilidade”, ressaltou a presidente.
Crédito: Ascom/CMM

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00