
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
O vereador Ronaldo Bento é autor do projeto da campanha Janeiro Branco, aprovado por unanimidade.
Ações que estimulem o cuidado com a saúde mental são o foco da campanha "Janeiro Branco" que será implantada na cidade de Mariana a partir da aprovação do Projeto de Lei nº 01/2020, de autoria do vereador Ronaldo Bento (PSB), durante a 03ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal. A sessão foi realizada ontem, dia 17 de fevereiro.
O autor da proposição ressaltou que em um primeiro momento as pessoas possam considerar a proposta “simplória”. Entretanto, ele destaca que foram registrados nos últimos anos cerca de 100 casos de pessoas que atentaram contra a própria vida, sendo que em alguns casos chegaram a óbito. Segundo Ronaldo Bento, o projeto aprovado pela Câmara vai viabilizar campanhas e ações que resultem no acolhimento e orientação às pessoas.
Para o vereador é preciso que todos abracem essa causa e que as campanhas educativas e de conscientização possam esclarecer a importância de se buscar uma ajuda, um aconselhamento, um ombro amigo. “Muitas vezes as pessoas acham que quem procura um psicólogo ou um psiquiatra é descontrolado, perturbado, e não é isso, pois a maioria das pessoas sofre de algum tipo de desequilíbrio emocional e fica calada, não busca ajuda”, esclareceu Bento
Quem também comemorou a aprovação da nova lei é o vereador Tenente Freitas (PHS). De acordo com Freitas, a campanha chega para trabalhar com a prevenção, pois Mariana vem sofrendo com repetidos casos de atentados contra a própria vida. “Pesquisando os dados de Mariana percebemos que temos uma situação muito mais complicada do que a capital do Estado”, esclareceu o vereador.
Outro projeto bem recebido no plenário da Câmara durante a sessão ordinária, foi o que garante a permanência da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mariana em seu atual endereço. O Executivo Municipal apresentou a proposta de lei que garante, por meio de um convênio, que os alunos da Apae de Mariana possam continuar a usufruir das dependências da Escola de Ensino Especial localizada à Avenida dos Salgueiros, no bairro Jardim dos Inconfidentes. O projeto foi aprovado por unanimidade pelo Plenário.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00