
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
As reuniões ordinárias serão mantidas com acesso restrito aos vereadores e servidores; o CAC funcionará com limite de atendimentos diários; as visitações estão suspensas.
Em reunião com os membros da Mesa Diretora na tarde desta terça-feira (17), o presidente da Câmara de Mariana, vereador Edson Agostinho de Castro Carneiro, assinou o Ato Normativo nº 04/2020 que suspende a visitação ao prédio do Poder Legislativo Municipal (localizado na Praça Minas Gerais, 89) e regulamenta medidas preventivas à disseminação do COVID-19.
Diante da necessidade de reduzir o risco de contágio da população, o acesso ao prédio da Câmara, que é o monumento mais visitado da cidade, está restrito aos parlamentares e funcionários da Casa até o dia 31 de março. A restrição de acesso suspende, por consequência, as cessões de espaço para as reuniões semanais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Interact Club durante este mês.
As próximas reuniões ordinárias, que ocorrerão nos dias 23 e 30 de março, estão mantidas e o público deverá acompanhar as sessões via transmissão online disponibilizada no site institucional (www.camarademariana.mg.gov.br) ou na página da Câmara no Facebook (www.facebook.com/camarademariana).
As reuniões extraordinárias, audiências públicas e reuniões internas foram suspensas. Já as reuniões de comissões ocorrerão em caráter excepcional para analisar os projetos que já foram protocolados na Câmara e para apreciar a matéria que deve chegar à Casa para tratar sobre o reajuste salarial dos servidores municipais.
Os serviços de todos os departamentos da Câmara, inclusive do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), estão mantidos. A emissão da Carteira de Identidade, feita pelo CAC em parceria com a Polícia Civil, foi limitada a oito atendimentos diários. Os agendamentos deverão ocorrer, exclusivamente, por telefone, através do número 3557-6210.
Para expedição do Certificado de Alistamento Militar (CAM), os cidadãos também devem agendar atendimento. A Junta de Serviço Militar de Mariana atende no CAC da Câmara e o telefone de contato é o 3558-1503.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00