
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
Diversas propostas, entre elas, a criação de uma entrada em Mariana do Parque Itacolomi, foram debatidas
A Câmara de Mariana realizou nesta sexta-feira (23), um debate com o objetivo de discutir o potencial do ecoturismo em Mariana. Atendendo ao requerimento 87/2021, do vereador Ricardo Miranda (Republicanos).
De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Cristiano Cassimiro o Conselho de Turismo de Mariana, que retomou as atividades este ano(após 5 anos inativo), tem trabalhado para desenvolver o ecoturismo no município. O Secretário de Esportes, Bruno Freitas, salientou que as Competições de Mountain Bike são fatores importantes para o crescimento do setor na cidade. O ecoeducador e guia de turismo, Célio Mól, que atua no ramo do ecoturismo desde os 17 anos, defendeu a necessidade da criação de um Parque Municipal voltado para a preservação ambiental e ecoturismo. Para Celio Mól, a "Serrinha" seria um ponto ideal para a instalação do parque.
O atleta Ruy Vidal cobrou conscientização dos visitantes para a preservação das trilhas e do meio ambiente, em especial alguns visitantes que levam produtos para consumo e deixam a embalagem pelo caminho. Anderson Ricardo, presidente da ACM, queixa que ocupações irregulares avançam com os anos nas trilhas.
O Projeto “Trilhas Históricas” foi apresentado por Thales Capute, do MTBC. De acordo com Thales o Projeto já tem quatro anos de existência e é focado na manutenção sustentável das trilhas. Ele destaca que os grandes eventos esportivos movimentam bastante a economia da cidade, porém são baste pontuais, e sugere que a cidade crie um calendário para abrigar mais atividades da modalidade. O Jornalista Leandro Henrique dos Santos, do “O Espeto”, propôs o levantamento das áreas do município para que haja regulação fundiária, com levantamentos feitos pelo IPHAN e as entidades do poder público. Também foram levantadas as questões como a mineração ilegal, patrulhamento das trilhas e cachoeiras, alternativa econômicas para a viabilidade do escoturismo e o tombamento de ruinas históricas.
📹: Confira a reunião na íntegra: https://www.facebook.com/watch/live/?v=462368938334182&ref=notif¬if_id=1619093250754603¬if_t=live_video_explicit

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00