
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
Defesa do emprego, dos direitos dos trabalhadores e dos municípios mineradores foram tema de debate no Legislativo Marianense, na manhã desta terça-feira, 19 de janeiro.
A reunião, realizada por videoconferência, foi solicitada pelo Sindicato Metabase Inconfidentes motivada pela intenção da Vale em aumentar o turno de seus trabalhadores de 6 para 12 horas de trabalho.
De acordo com o Presidente do Sindicato Metabase Inconfidentes, Rafael de Ávila, a medida é um ataque aos direitos, historicamente conquistados, dos trabalhadores, além de, a longo prazo, gerar grande número de desemprego na Região dos Inconfidentes. Para os vereadores a nova jornada que a Vale propõe aos seus trabalhadores é exaustiva e pode ter consequências negativas relacionadas à saúde do trabalhador.
Outro consenso entre os vereadores foi a necessidade de se reunir com representantes da mineradora para entender como a proposta de aumento da jornada de trabalho afetará seus trabalhadores e o território em que a Vale atua. O Secretário Municipal de Governo, Edvaldo Andrade, destacou a importância dos Poderes Executivo e Legislativo unirem forças para dialogar com a Vale.
Para o vereador Tikim Mateus (Cidadania) é necessário diversificar a economia do município para que Mariana não dependa tanto da atividade minerária. Também foi debatido o processo de automação crescente das atividades da Vale, para o representante do Sindicato Metabase Mariana, Ronildo de Paula Santos, essa temática é tão importante quanto o aumento da jornada de trabalho, já que pode gerar desemprego em toda a Região dos Inconfidentes.
O Presidente da Câmara, vereador Ronaldo Bento (PSB), solicitou uma reunião remota com representantes da Vale e dos sindicatos que deverá acontecer na próxima segunda-feira, dia 25 de janeiro. Quer ver o debate na íntegra? Ele está salvo e disponível em nossa página do Facebook e pode ser acessado pelo link:
https://www.facebook.com/watch/live/?v=401079134512123&ref=watch_permalink .

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00