
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
Câmara aprova, por unanimidade, requerimento para esclarecimento sobre a intervenção nos prejuízos causados pela forte chuva ocorrida no dia 13 de fevereiro de 2020 no distrito de Cachoeira do Brumado.
Câmara aprova, por unanimidade, Requerimento para esclarecimento sobre a intervenção nos prejuízos causados pela forte chuva ocorrida no dia 13 de fevereiro de 2020, no distrito de Cachoeira do Brumado. O Requerimento de número 10/2021, votado na Reunião Ordinária remota, desta segunda-feira (15), compreende o reparo de tais transtornos como a queda de barreiras nas estradas, trechos instáveis, casas inundadas e tomadas de lama, além de deslizamentos de barrancos que acarretaram na retirada de famílias de suas residências.
Para isso, o autor do requerimento, Vereador José Antunes Vieira "Zezinho Salete" (MDB), solicitou ao Poder Executivo algumas explanações, uma vez que as intervenções só começaram a ser realizadas em outubro do ano passado. Dentre as informações requeridas, destacam-se: o nome e o contrato das empresas responsáveis pelas obras e a planilha de execução destas; laudo geológico das áreas de risco (Rua Tombadouro e Rua Beco das Flores) e uma manifestação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania sobre o cadastro social realizado junto às famílias atingidas. O vereador ressaltou sobre a contínua espera destas famílias pelas obras: "[...] todas as vezes que a gente passa por Cachoeira para visitar, as pessoas reclamam e perguntam o que está sendo feito."
Na mesma reunião, foi aprovado o Requerimento de número 36/2021, de autoria do Vereador Marcelo Monteiro Macedo (MDB), no qual solicita à gerência da empresa Samarco Mineração S/A a possibilidade do retorno das reuniões mensais entre a mineradora e a Câmara por videoconferência durante a pandemia por COVID-19. A estrutura do encontro seria a mesma dos anteriores, ocorridos durante o ano passado, nos quais os problemas e questões sobre o rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015 eram objeto de discussão.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00