
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
As cobranças serão suspensas até 31 de dezembro
A necessidade do isolamento social, principal arma de combate ao Covid-19, tem trazido transtornos para a economia do país e em Mariana essa realidade não é diferente. Preocupados com a situação econômica dos empresários, comerciantes e cidadãos marianense, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de Lei 19/2020, que concede moratória para aquelas pessoas ou empresas que têm dívida ativa com a Receita Municipal. A moratória vai vigorar até o dia 31 de dezembro de 2020.
Para o vereador Fernando Sampaio (PRB), a aprovação do projeto chegou em boa hora, pois muitos empresários e cidadãos, que estão em quarentena, estão preocupados em como arcar com a quitação de débitos fiscais junto à Prefeitura. Para o parlamentar, o Executivo municipal deveria buscar meios de anistiar todos os contribuintes inadimplentes, mas o edil reconhece que é preciso ter uma maior clareza jurídica desta ação. “Concordo com a suspensão temporária das obrigações dos contribuintes em quitar seus débitos, porém precisamos destacar aqui que essas dívidas não foram isentas, mas suspensas e que os inadimplentes com a Receita Municipal vão precisar pagar seus débitos no término do tempo previsto dessa lei”, ressaltou Sampaio.
Para o vereador Marcelo Macedo (PSDB) é preciso realizar uma grande campanha de conscientização sobre o tema central da nova lei aprovada pela Câmara. Ele destacou que muitos contribuintes estão acreditando que esta ação do Legislativo marianense vai isentá-los das obrigações de quitar suas dívidas, como ele percebeu nos debates em redes sociais. “Nós, vereadores, precisamos solicitar ao prefeito, por meio de um requerimento, que ele busque uma maneira legal de ajudar essas pessoas, que vivem hoje uma situação econômica complicada por essa pandemia do Covid-19”, pediu Macedo.
O líder do governo na Câmara, vereador Geraldo Sales de Souza, O Bambu (PDT), disse que desde o início era intenção do prefeito Duarte Júnior perdoar essas dívidas, porém, segundo o edil, essa ação não pode ser feita uma vez que a mesma pode se configurar como renúncia de receita e o gestor público é penalizado por isso. “Eu sugiro que à Câmara que solicite ao prefeito o envio de um projeto que crie o Refis no município de Mariana, pois assim é possível perdoar as multas e juros, ficando para o contribuinte a responsabilidade de quitar somente os valores reais dos débitos”, adiantou Bambu.
Ainda na primeira reunião ordinária online da Câmara de Mariana, os vereadores aprovaram o projeto de Lei 11/2020, que libera recursos na ordem de 152 mil reais para a aquisição de instrumentos musicais para as corporações e bandas do município. Os recursos são de um convênio assinado entre a Prefeitura de Mariana e a Funarte – Fundação Nacional de Arte - órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00