
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
Requerimento solicita informações sobre o motivo dos horários de ônibus ainda não terem sido regularizados na cidade
A prestação do serviço de transporte público na cidade foi novamente tema de debate na Câmara de Mariana. Durante a 27ª reunião ordinária, que ocorreu de forma remota nesta segunda-feira (30), os vereadores Maurício da Saúde (AVANTE), Ronaldo Bento (PSB) e Pedrinho Salete (CIDADANIA) apresentaram o Requerimento nº 198/2021 solicitando informações sobre o motivo pelo qual os horários de ônibus ainda não foram regularizados na cidade.
O autor do requerimento, vereador Maurício da Saúde, ressaltou que moradores de bairros e distritos da cidade, como Passagem de Mariana, foram prejudicados com a diminuição na oferta de ônibus, causando transtornos diários para estas pessoas. “Vamos buscar informações sobre todos os locais que ainda estão sem o serviço de transporte normalizado”, frisou o vereador.
O presidente da Câmara, vereador Ronaldo Bento, lembrou que além de Passagem de Mariana outras comunidades sofrem há um bom tempo com a redução desses horários. Ele informou que em muitos lugares a população só conta com um único dia de atendimento. “Hoje, na Barroca, os cidadãos contam apenas com a sexta-feira para usufruir dos serviços de transporte público em Mariana e apenas em um único horário”, explicou Bento.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e transformado em pedido de uma reunião remota que contará com a participação de representantes das comunidades que não são atendidas regularmente com os horários dos ônibus, agentes da Prefeitura de Marina e da empresa concessionária dos serviços de transporte público no município, a Transcotta.
A reunião surgiu de uma proposta do vereador Ronaldo Bento, que entende dar mais celeridade neste debate com um encontro de todas as partes envolvidas neste assunto. “Em vez de aguardarmos o envio das informações, teremos a oportunidade de ouvir a sociedade e também a empresa e a Prefeitura quanto a questão da redução dos horários dos ônibus”, salientou o parlamentar.
REFORMA EM ESCOLAS
Os membros da Comissão de Educação e da Comissão de Obras Públicas da Câmara de Mariana estão realizando visitas técnicas semanalmente às escolas da rede municipal de ensino da cidade.
A partir dessas visitas, os vereadores Edson Agostinho de Castro Carneiro – Leitão – (CIDADANIA), Maurício da Saúde, Ediraldo Ramos (AVANTE) e Ricardo Miranda (REPUBLICANOS), apresentaram, na reunião ordinária desta segunda-feira, indicações solicitando obras e serviços em diversos prédios escolares do município.
Entre os pedidos dos vereadores, estão a construção de mais salas na escola de Águas Claras para atender o curso técnico ofertado pelo Estado, cobertura da quadra da escola de Cláudio Manoel e a construção de muro em alvenaria na parte de trás da escola de Campinas. As indicações serão encaminhadas para a Prefeitura de Mariana, além dos relatórios produzidos pelas comissões.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00